26 dezembro 2009

Oficinas Cultura Vibra

No dia 10 de Janeiro, pelas 11h, no Cine-Teatro Avenida, terão início as Oficinas Cultura Vibra, dirigidas a um público jovem e realizadas por Maria Belo Costa. Neste mês de Janeiro teremos três sessões da mesma Oficina, “A minha dança é…”.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição através do endereço culturavibra@gmail.com, deixando indicação sobre qual a sessão que pretendem frequentar (dia 10, 17 ou 31 de Janeiro), contacto telefónico do encarregado de educação, nome e idade.

Sinopse: Podemos dizer que todas as coisas são qualquer coisa. Todas as coisas possuem características, qualidades. O nosso movimento também. Pode ser, por exemplo, pesado ou leve, lento ou rápido, controlado ou livre. Usando estas qualidades tentamos chegar a outras ao nosso gosto. Podemos construir danças horripilantes, frágeis, esvoaçantes, velhas, pequenas, enferrujadas, mágicas, ferozes... A minha dança é...

Objectivos pedagógicos e artísticos: Desenvolver um raciocínio critico através da associação de ideias. Promover a auto-confiança e auto estima. Desenvolver a imaginação e a criatividade individual. Explorar diferentes qualidades de movimento e as consequentes polaridades: leve - pesado, tenso - relaxado, rápido – lento, etc. Reconhecer o corpo como veículo de expressão e as características do movimento individual. Promover a capacidade de improvisação.

Público Alvo: A partir dos 6 anos

Duração: 90 minutos

N.º máximo de participantes: 25 (cada sessão só se realiza com um mínimo de 10 participantes)

Nota biográfica da formadora:
Maria Belo Costa
Destaca da sua formação o Curso de Teatro – Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema e a sua passagem pelo CEM - Centro em Movimento, onde integrou o primeiro grupo de Formação Intensiva e deu inicio à sua pesquisa sobre o corpo e a dança. Integra e dirige a Pé de Pano – Projectos culturais, em Castelo Branco. Foi intérprete e criadora de vários espectáculos, entre os quais destaca Ponto(I)móvel para o Festival Y da Quarta Parede. Entre 2006 e 2007 foi Coordenadora para a Formação no CENTA, em Vila Velha de Ródão, desenvolvendo projectos pedagógicos, na área da dança-teatro, nomeadamente: o Projecto de Formação Artística Contínua para o 1º Ciclo e a Oficina de Teatro, no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. Foi monitora e produtora no Projecto (R)EXISTIR coordenado pela coreógrafa Filipa Francisco, no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco. Para o Centa criou e desenvolveu vários ateliers pontuais inseridos no Território Artes. Anteriormente, deu expressão dramática no Centro Educativo Navarro de Paiva e no ATL na Escola EB6 em Campo de Ourique, no âmbito do projecto 001 do Centro em Movimento. Neste espaço deu também aulas de teatro iniciação.