26 dezembro 2009

Cultura Vibra 2010 - Novo ano com Sara Serpa

Ciclo de Jazz: Sara Serpa em quinteto
Terça-feira, 5 de Janeiro, 21h30
Cine-Teatro Avenida
Bilhetes a 5 euro; Maiores de 65, menores de 25 e estudantes: 4 euro

O Ciclo de Jazz do Cultura Vibra, no Cine-Teatro Avenida, prosegue com a surpreendente voz de Sara Serpa, acompanhada por um quarteto de altíssima qualidade. Um concerto único, já que se tratará de uma apresentação exclusiva em Castelo Branco.

SARA SERPA

Nascida em Lisboa, Portugal, a vocalista e compositora Sara Serpa, a residir actualmente em Nova Iorque, cresceu num ambiente musical: começou a tocar piano aos 7 anos e com 11 entrou na Escola de Música do Conservatório de Lisboa, onde estudou Piano e Canto, e onde adquiriu os alicerces do seu vocabulário musical. Quando teve que optar por uma profissão, Sara Serpa entrou no Instituto de Psicologia Aplicada onde se licenciou em Reabilitação e Inserção Social. Durante este período a música permaneceu sempre como uma actividade paralela, e pouco depois,
Serpa entra na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. As suas aspirações e ambição por mais conhecimento e desafios, trouxeram-na a Boston, onde frequentou a Berklee College of Music e o New England Conservatory of Music (tendo sido bolseira destas duas instituições). O New England Conservatory foi onde terminou recentemente o seu Mestrado em Jazz Performance. Entre os seus principais professores encontram-se Danilo Perez, Ran Blake, Dominique Eade, Theo Bleckmann, Hal Crook e Jerry Bergonzi.
Desde que chegou a Boston, Serpa manteve a sua vontade em aprender e desenvolver a sua voz como compositora e improvisadora. Sara Serpa é uma exemplo da nova geração de cantoras, que procura desafios para se tornar um músico mais completo. A sua habilidade em navegar por música instrumental complexa e improvisar em progressões harmónicas exigentes é admiravelmente natural. Como compositora, Serpa tem uma abordagem única ao som, com uma profundidade emocional forte, criando melodias que parecem contar a cada um uma história diferente, e deixando simultaneamente a sua assinatura. O facto de cantar sem letra, indo para além do “scat” tradicional faz parte do seu estilo criativo. Não é então de questionar o facto das suas composições e forma de cantar terem-na estabelecido como uma referência entre muitos jovens músicos de jazz.
Sara Serpa juntou-se recentemente ao grupo do saxofonista Greg Osby e marcou a primeira presença portuguesa de sempre no famoso clube Village Vanguard em Nova York. As participações discográficas da vocalista destacam-se no mais recente trabalho de Greg Osby (9 Levels), tal como o do guitarrista André Matos (Rosa Shock) a ser editado pela Tone of a Pitch. O seu primeiro álbum como líder, “Praia” foi lançado em Outubro de 2008 pela nova editora Inner Circle Music.
Nos últimos anos, Serpa tem partilhado o palco com um extenso número de músicos, que incluem nomes como Greg Osby, John Lockwood, André Matos, Vardan Ovsepian, Leo Genovese, Esperanza Spalding, Ferenc Nemeth, Demian Cabaud, Matt Pavolka, Albert Sanz, Masa Kamaguchi, RJ Miller, Logan Richardson, Mike Pinto, Ted Poor, Noah Preminger, Ziv Ravitz, Kris Davis, Thomas Morgan, Tyshawn Sorey, Pete Rende, Nick Falk, Nelson Cascais, Jesse Chandler, Bruno Pedroso, André Sousa Machado, Andreia Pinto Correia, Aruan Ortiz, entre outros.
Sara Serpa actuou em espaços como o Village Vanguard, Cornelia St Cafe (New York), Panama Jazz Festival (Panama), Hot Clube de Portugal, Centro Cultural de Belem, Teatro S Luiz (Lisboa), Auditorio de Espinho, Casa das Mudas (Madeira) Regatta Bar, Ryles Jazz Club, Berklee Performance Center, Jordan Hall (Boston), Kennedy Center (Washington DC).

SARA SERPA – Voz
ANDRÉ MATOS – Guitarra
DEMIAN CABAUD – Contrabaixo
ÓSCAR GRAÇA – Piano
MARCOS CAVALEIRO - Bateria