26 julho 2010

30 de Julho, 21h30 - Banda Sinfónica da Covilhã


Sexta-feira, 30 de Julho, 21h30
Cine-Teatro Avenida - Entrada Gratuita

A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006. Resulta de um projecto Musical da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando num futuro próximo a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior. Com uma média de 100 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do país congrega jovens que na sua maioria são estudantes de Conservatórios, Escolas Profissionais de Música e alunos do Ensino Superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos.
Até à presente data já realizou 5 estágios – Dezembro de 2006, Julho de 2007, 2008, 2009 e Outubro de 2009, tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou um Concerto na Casa da Música do Porto e em 2009 em Zamora (Espanha). Outra particularidade desta Banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais.
Para este Concerto terá como maestro Convidado Reinaldo Guerreiro, sendo o maestro Titular José Eduardo Cavaco. Quanto ao programa será preenchido por uma estreia mundial do jovem compositor Adérito Valente, Symphonic Dances from West Side Story de Paul Lavender e obra a solo para quinteto de metais.