11 fevereiro 2010

Curso de Financiamento de Projectos Culturais

Curso de Financiamento de Projectos Culturais
Por RUI MATOSO
Dias 20 e 27 de Fevereiro
das 10h às 12h30 e das 14h00 às 18h30
Custo: €25
Inscrições até 17 de Fevereiro


O financiamento de projectos culturais é uma das componentes essenciais a uma boa execução dos mesmos, pois, sem uma efectiva existência de recursos financeiros torna-se impossível fazer cumprir adequadamente as actividades programadas. Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a sua diversidade de fontes, de entre das quais salientamos as receitas próprias, os financiamentos públicos directos (apoios e subsídios) e indirectos (mecenato) ou o financiamento privado.
Como todos sabemos o financiamento público é insuficiente para a realização dos diversos projectos culturais dinamizados por diversas entidades culturais em múltiplas escalas: internacional, nacional ou local. Assim, a oportunidade actual para a realização desta acção de formação prende-se coma necessidade de encontrar formas estratégicas de financiamento complementares e diversas.
O que propomos com esta acção de formação é uma abordagem teórico prática à angariação de financiamento privado através de duas ferramentas de comunicação distintas: o Patrocínio e o Mecenato. De facto, só é possível concretizar uma proposta de patrocínio/mecenato se previamente existir a capacidade de analisar as necessidades e objectivos de marketing cultural das empresas e das marcas. Para tal é preciso abandonar as concepções caritativas com que se encara o patrocínio/mecenato, e compreender que as empresas privadas não têm a obrigação
de “dar dinheiro”, mas que podem ser parceiras no desenvolvimento cultural com responsabilidade social, financiando projectos que por sua vez possam ser também eles úteis aos objectivos comerciais empresariais.

Público-Alvo: Entidades culturais públicas, organizações culturais privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. Estudantes e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato.

Para receber informação mais detalhada e boletim de inscrição, enviar e-mail para culturavibra@gmail.com
A acção só se realizará com um mínimo de 10 e máximo de 20 participantes. Só são consideradas como válidas as inscrições com pagamentos efectuados até dia 17 de Fevereiro.