01 novembro 2009

JP Simões em Castelo Branco no próximo sábado

A história da música moderna portuguesa não podia ser escrita sem o nome de JP Simões, músico de muitos talentos e escritor de fábulas bêbadas. Lá bem atrás, na Lisboa dos 90’, JP Simões encontra Luís San Payo, membro dos Pop Dell’Arte. Conversa puxa conversa, guitarra puxa guitarra e dali até integrar a banda do lendário João Peste foi um pulo: o resultado deste encontro foi o álbum Sex Symbol, lançado em 1995.
No mesmo ano, regressa a Coimbra, cidade que o viu nascer, e agarra com genialidade os Belle Chase Hotel, banda que viria a dar muito que falar com os álbuns Fossanova (1998) e La Toilette des Étoiles (2000). Em 2003, o cantor mergulha na megalómana missão de escrever a Ópera do Falhado, uma comédia musical com encenação de João Paulo Costa e com música de JP Simões e Sérgio Costa. Um ano depois é editado o álbum Exílio do Quinteto Tati, formação que deambula pelas valsas, tangos, rumbas e que conta, com um sexteto de excelentes músicos latino-americanizados.
Chegamos a 2007 e JP Simões assina aquela que viria a ser a sua obra-prima: 1970 é considerado o álbum do ano em muitas publicações de prestígio e não é para menos. O disco apresenta um conjunto de canções absolutamente maravilhosas onde está bem evidente um piscar de olho ao génio de Chico Buarque.
Mas não se pense que é só Chico Buarque que influencia a música de JP Simões: David Bowie, Tom Waits, Tom Jobim, João Gilberto, Leonard Cohen, Cole Porter e Sérgio Godinho são alguns dos astros a quem o músico recorre frequentemente para escrever e compôr a sua belíssima música.
Boato é o segundo disco a solo de JP Simões, trabalho gravado ao vivo nos Jardins de Inverno do Teatro São Luíz, em Lisboa, com edição Cantigas da Rua. Boato contém doze temas inéditos, algumas canções dos Belle Chase Hotel, Ópera do Falhado e Quinteto Tati.

JP Simões - voz e guitarra
Sérgio Costa - piano e flauta
Afonso Pais - Guitarra
Tomás Pimentel - flugelhorn
Babi Bergamini - bateria e percussões
Norton Daiello - baixo

Cine-Teatro Avenida
Sábado, 7 de Novembro, 21h30
Bilhetes já à venda: 8 euro; Estudantes, maiores de 65 e menores de 25: 6 euro