20 novembro 2009

Hoje, Orquestra Nacional do Porto no Cine-Teatro Avenida

Pelas 21h30, com a direcção musical de Ralf Lange, num programa à volta do legado de Joseph Haydn. Bilhetes a 5 euro, 20% de desconto
Programa
F. Lopes Graça: Sinfonieta, à memoria de Haydn,LG64, op.220
J. Haydn: Sinfonia Concertante, Sib M, p/ Ob, Fag, Vi &Vic, Hob.I: 105, Op.84
Intervalo
B. Martinu: Sinfonia Concertante, P/ Ob, Fag, Vi & Vic
J. Haydn: Sinfonia nº 99, Mib M

MAESTRO:
Ralf Lange
SOLISTAS:
Aldo Salvetti (Oboé)
Gavin Hill (Fagote)
Dominic Moore (violino)
Vicente Chuaqui (violoncelo)

Orquestra Nacional do Porto
A Orquestra Nacional do Porto (ONP) foi criada em 1997 e realizou o seu concerto de estreia como formação sinfónica no dia 1 de Outubro de 2000. Desde então engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o grande repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI.
A sua origem remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, mais tarde integrada na Emissora Nacional e, subsequentemente, na Radiodifusão Portuguesa. Em 1989, no âmbito da ‘Régie Cooperativa Sinfonia’, surgiu a Orquestra do Porto com um grupo de 52 instrumentistas permanentes que viria a dar lugar à Orquestra Clássica do Porto. A partir de 1997, a ONP teve a sua sede no Mosteiro de São Bento da Vitória. Passou a residir na Casa da Música desde a sua inauguração, em Abril de 2005, e é parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006.
Na temporada de 2008, a ONP deu particular destaque à música dos países nórdicos. Ao longo do ano estrearam-se na sua direcção os maestros Emilio Pomàrico, Cristian Orosanu, John Storgårds, Hannu Lintu, Christopher Seaman, Alexander Shelley, Rolf Gupta e Eivind Gullberg Jensen. Entre os solistas convidados estiveram Sequeira Costa, interpretando dois concertos de Beethoven e os dois concertos de Chopin, Viviane Hagner, Pekka Kuusisto, que estreou em Portugal o Concerto para violino de Magnus Lindberg, Christian Lindberg, Truls Mørk e Ana Bela Chaves, entre outros. De salientar foi também a presença da voz de Judy Garland num concerto especial com projecção do filme O Feiticeiro de Oz, um improvável regresso agora possibilitado pelas mais recentes tecnologias. Este ano foi também marcado pela estreia do projecto “ONP vai à escola”, que se estende por 2009 e leva a orquestra a várias escolas da região.
Em 2009 o país tema da programação da Casa da Música é o Brasil. Assim, a ONP convida os maestros brasileiros Alex Klein, Lavard Skou-Larsen e Roberto Tibiriçá e o violoncelista António Meneses em programas onde os grandes compositores do Brasil estão em destaque. O segundo ano do Perfil Sequeira Costa traz a oportunidade para ouvir o pianista interpretar oito obras do repertório concertante em quatro concertos consecutivos ao lado da Orquestra Nacional do Porto e com a direcção de dois prestigiados maestros: Rudolf Barshai e Jean-Pierre Wallez. Assinala-se ainda a estreia dos maestros Dmitri Liss, Ralph Lange, Gerard Schwarz, Klaus Weise, Danail Rachev e Vasily Petrenko, e a participação dos solistas Håkan Hardenberger, Andreas Haefliger, Boris Berezovski, Gerardo Ribeiro e Marc-André Hamelin. A música de Haydn é uma presença forte ao longo do ano, assinalando o bicentenário da sua morte com a apresentação de dez sinfonias. O ciclo Fora de Série leva a ONP para universos menos convencionais, como o jazz, ao lado de Egberto Gismonti, e o hip hop, com o produtor alemão Miki e rappers convidados. Em Maio de 2009 a Orquestra Nacional do Porto faz uma digressão pelo Algarve.
No âmbito da música contemporânea as atenções voltam-se para a estreia nacional de Gruppen de Stockhausen, com a direcção de três maestros em simultâneo, bem como para a estreia de obras do Compositor em Residência, Jonathan Harvey, e do Jovem Compositor em Residência, Daniel Moreira.
Christoph König é o maestro titular da Orquestra Nacional do Porto.