30 novembro 2009

Inauguração de "Presépios, Perspectivas Contemporâneas"


Inaugura no próximo dia 3, às 18h, na Sala da Nora, do Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, a exposição Presépios, Perspectivas Contemporâneas. A mesma apresenta presépios contemporâneos realizados nos mais diversos materiais e de vários artistas – Luís Alenquer (Sintra), Luís Pinto da Depraesepio (Belas), Peça Única (Covilhã), Ana Almeida (Castelo Novo).
Contará com a colaboração do Jardim de Infância Quinta das Violetas e do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Castelo Branco.
A exposição poderá ser vista até ao dia 10 de Janeiro de 2010, no novo horário da Sala da Nora: 14h – 19h.
De manhã e de terça a domingo, a Sala da Nora aceita inscrição de visita de grupos, das 10 às 13h, através do e-mail saladanora.ctavenida@gmail.com ou do telefone 272 349560.

Conferência "Ética, a Vida (N)A Morte" - 28 Novembro 2009




25 novembro 2009

21 novembro 2009

20 novembro 2009

Hoje, Orquestra Nacional do Porto no Cine-Teatro Avenida

Pelas 21h30, com a direcção musical de Ralf Lange, num programa à volta do legado de Joseph Haydn. Bilhetes a 5 euro, 20% de desconto
Programa
F. Lopes Graça: Sinfonieta, à memoria de Haydn,LG64, op.220
J. Haydn: Sinfonia Concertante, Sib M, p/ Ob, Fag, Vi &Vic, Hob.I: 105, Op.84
Intervalo
B. Martinu: Sinfonia Concertante, P/ Ob, Fag, Vi & Vic
J. Haydn: Sinfonia nº 99, Mib M

MAESTRO:
Ralf Lange
SOLISTAS:
Aldo Salvetti (Oboé)
Gavin Hill (Fagote)
Dominic Moore (violino)
Vicente Chuaqui (violoncelo)

Orquestra Nacional do Porto
A Orquestra Nacional do Porto (ONP) foi criada em 1997 e realizou o seu concerto de estreia como formação sinfónica no dia 1 de Outubro de 2000. Desde então engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o grande repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI.
A sua origem remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, mais tarde integrada na Emissora Nacional e, subsequentemente, na Radiodifusão Portuguesa. Em 1989, no âmbito da ‘Régie Cooperativa Sinfonia’, surgiu a Orquestra do Porto com um grupo de 52 instrumentistas permanentes que viria a dar lugar à Orquestra Clássica do Porto. A partir de 1997, a ONP teve a sua sede no Mosteiro de São Bento da Vitória. Passou a residir na Casa da Música desde a sua inauguração, em Abril de 2005, e é parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006.
Na temporada de 2008, a ONP deu particular destaque à música dos países nórdicos. Ao longo do ano estrearam-se na sua direcção os maestros Emilio Pomàrico, Cristian Orosanu, John Storgårds, Hannu Lintu, Christopher Seaman, Alexander Shelley, Rolf Gupta e Eivind Gullberg Jensen. Entre os solistas convidados estiveram Sequeira Costa, interpretando dois concertos de Beethoven e os dois concertos de Chopin, Viviane Hagner, Pekka Kuusisto, que estreou em Portugal o Concerto para violino de Magnus Lindberg, Christian Lindberg, Truls Mørk e Ana Bela Chaves, entre outros. De salientar foi também a presença da voz de Judy Garland num concerto especial com projecção do filme O Feiticeiro de Oz, um improvável regresso agora possibilitado pelas mais recentes tecnologias. Este ano foi também marcado pela estreia do projecto “ONP vai à escola”, que se estende por 2009 e leva a orquestra a várias escolas da região.
Em 2009 o país tema da programação da Casa da Música é o Brasil. Assim, a ONP convida os maestros brasileiros Alex Klein, Lavard Skou-Larsen e Roberto Tibiriçá e o violoncelista António Meneses em programas onde os grandes compositores do Brasil estão em destaque. O segundo ano do Perfil Sequeira Costa traz a oportunidade para ouvir o pianista interpretar oito obras do repertório concertante em quatro concertos consecutivos ao lado da Orquestra Nacional do Porto e com a direcção de dois prestigiados maestros: Rudolf Barshai e Jean-Pierre Wallez. Assinala-se ainda a estreia dos maestros Dmitri Liss, Ralph Lange, Gerard Schwarz, Klaus Weise, Danail Rachev e Vasily Petrenko, e a participação dos solistas Håkan Hardenberger, Andreas Haefliger, Boris Berezovski, Gerardo Ribeiro e Marc-André Hamelin. A música de Haydn é uma presença forte ao longo do ano, assinalando o bicentenário da sua morte com a apresentação de dez sinfonias. O ciclo Fora de Série leva a ONP para universos menos convencionais, como o jazz, ao lado de Egberto Gismonti, e o hip hop, com o produtor alemão Miki e rappers convidados. Em Maio de 2009 a Orquestra Nacional do Porto faz uma digressão pelo Algarve.
No âmbito da música contemporânea as atenções voltam-se para a estreia nacional de Gruppen de Stockhausen, com a direcção de três maestros em simultâneo, bem como para a estreia de obras do Compositor em Residência, Jonathan Harvey, e do Jovem Compositor em Residência, Daniel Moreira.
Christoph König é o maestro titular da Orquestra Nacional do Porto.

14 novembro 2009

Gala Lírica em Alcains


O Cultura Vibra estende a sua acção ao resto do Concelho de Castelo Branco e apresenta um espectáculo único no Centro Cultural de Alcains. É aproveitar para visitar a exposição de presépios e deliciar-se com um conjunto notável de solistas portugueses, que interpretarão obras de Mozart, Verdi, Bizet, entre outros.

09 novembro 2009

Contradança, festival da ASTA, em Castelo Branco

Cine Teatro Avenida _ 21:45h
dia 10 _ terça-feira _ marca'dor _ ASTA-TeatrUBI _ Covilhã
dia 11 _ quarta-feira _ delírios _ Simbiontes Theater _ Madrid


Auditório IPJ _ 21:45h
dia 12 _ quinta-feira _ eurovision _ Teatro Praga _ Lisboa
dia 13 _ sexta-feira _ PLAGIAI _ ASTA _ Covilhã
dia 14 _ sábado _ cabaret pedrolo _ La Quadra Mágica _ Barcelona



dia 10 _terça-feira _21:45h _Cine Teatro Avenida _marca’dor _pela ASTA _Covilhã

Eu sou a que no mundo anda perdida, sou a que na vida não tem norte, a crucificada… a dolorida… Sou aquela que passa e ninguém vê…a que chamam triste sem o ser… Sou a que chora sem saber porquê… a visão de alguém que sonhou. Sou aquela que nunca ninguém encontrou.
“Contivemos a respiração para não quebrar a magia. Sentimos que com inteligência e desejo nos apertavam o coração. Na plateia entregámos-vos o coração, com delicadeza, com risco, firmemente. Não importava… a beleza do vosso surpreendente sonho fez com que nos deixa-se-mos levar emocionados. Porque continuais a ser um sopro de vida na MITEU… o prémio do Júri Carlos Couceiro 2009 é para “marca’dor” do TeatruBI e ASTA da Covilhã.” Ourense, 28 de Abril de 2009.


dia 11 _quarta-feira _21:45h _Cine Teatro Avenida _delirios _por Simbiontes Theater _Madrid
Espectáculo a partir de textos de Charles Bukovski, adaptações de fragmentos teatrais de E. Pavlovski e textos de divulgação científica de psicologia. O resultado é um texto de grande realismo e, em situações, de extrema violência. A linguagem audiovisual é a base deste espectáculo. A sucessão das cenas e a sua resolução foram realizadas segundo os princípios da montagem audiovisual. Um dos objectivos do espectáculo foi passar ao palco os critérios de criação de uma sala de edição, usando os recursos expressivos do teatro. As imagens foram construídas segundo os critérios da composição cinematográfica e pictórica. Mesmo assim, o espectáculo foi construído segundo as regras da performance e o conceito de instalação, sem nunca descuidar a essência dramática da acção cénica.

{Outros} Presépios Solidários no Museu do Canteiro, Alcains

01 novembro 2009

JP Simões em Castelo Branco no próximo sábado

A história da música moderna portuguesa não podia ser escrita sem o nome de JP Simões, músico de muitos talentos e escritor de fábulas bêbadas. Lá bem atrás, na Lisboa dos 90’, JP Simões encontra Luís San Payo, membro dos Pop Dell’Arte. Conversa puxa conversa, guitarra puxa guitarra e dali até integrar a banda do lendário João Peste foi um pulo: o resultado deste encontro foi o álbum Sex Symbol, lançado em 1995.
No mesmo ano, regressa a Coimbra, cidade que o viu nascer, e agarra com genialidade os Belle Chase Hotel, banda que viria a dar muito que falar com os álbuns Fossanova (1998) e La Toilette des Étoiles (2000). Em 2003, o cantor mergulha na megalómana missão de escrever a Ópera do Falhado, uma comédia musical com encenação de João Paulo Costa e com música de JP Simões e Sérgio Costa. Um ano depois é editado o álbum Exílio do Quinteto Tati, formação que deambula pelas valsas, tangos, rumbas e que conta, com um sexteto de excelentes músicos latino-americanizados.
Chegamos a 2007 e JP Simões assina aquela que viria a ser a sua obra-prima: 1970 é considerado o álbum do ano em muitas publicações de prestígio e não é para menos. O disco apresenta um conjunto de canções absolutamente maravilhosas onde está bem evidente um piscar de olho ao génio de Chico Buarque.
Mas não se pense que é só Chico Buarque que influencia a música de JP Simões: David Bowie, Tom Waits, Tom Jobim, João Gilberto, Leonard Cohen, Cole Porter e Sérgio Godinho são alguns dos astros a quem o músico recorre frequentemente para escrever e compôr a sua belíssima música.
Boato é o segundo disco a solo de JP Simões, trabalho gravado ao vivo nos Jardins de Inverno do Teatro São Luíz, em Lisboa, com edição Cantigas da Rua. Boato contém doze temas inéditos, algumas canções dos Belle Chase Hotel, Ópera do Falhado e Quinteto Tati.

JP Simões - voz e guitarra
Sérgio Costa - piano e flauta
Afonso Pais - Guitarra
Tomás Pimentel - flugelhorn
Babi Bergamini - bateria e percussões
Norton Daiello - baixo

Cine-Teatro Avenida
Sábado, 7 de Novembro, 21h30
Bilhetes já à venda: 8 euro; Estudantes, maiores de 65 e menores de 25: 6 euro

LOL.pop no Centro Cultural de Alcains